PROGRAMAS DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS

As ações vêm contribuindo para as mudanças no cenário dos problemas das drogas na cidade de Fortaleza.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) vem avançando nas políticas públicas de prevenção ao uso do álcool, crack e outras drogas no município. Desde o início da atual gestão, a CPDrogas, em parceria com diversas Secretarias temáticas implantou três programas de prevenção ao uso de drogas. São eles: #Tamojunto, Programa Elos e Programa Famílias Fortes.

As ações são desenvolvidas em conjunto com o Programa "Crack, é possível vencer" do Governo Federal, contam com a parceria do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), desenvolvendo no âmbito municipal, estratégias de prevenção ao uso de álcool, crack e outras drogas junto a crianças, adolescentes, famílias e comunidades.

Elos (6 a 10 anos): Promove o desenvolvimento de atitudes participativas e colaborativas em sala de aula do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, de maneira a contribuir para a construção de coletivos, fortalecendo o vínculo entre educandos e educadores. O jogo é conduzido concomitantemente a qualquer atividade escolar.

#Tamojunto (11 a 14 anos): Trabalha as habilidades de vida com os adolescentes, entre elas: a capacidade de apreciar e respeitar os outros, criar relações positivas com a família e os amigos, ouvir e se comunicar de modo eficaz e assumir responsabilidades. Aos pais, possibilita um espaço de compartilhamento de experiências e demandas a respeito da fase da adolescência.

Famílias Fortes (comunidade e adolescentes): Esse programa é o único do Brasil que trabalha o segmento 'Família'. Os principais objetivos são: criar um espaço de reflexão no qual pais/responsáveis e filhos possam construir e desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, visando bem-estar e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio do desenvolvimento de habilidades sociais.