• Acessibilidade:
  • A-
  • A
  • A+

 

     

 

A vigilância em saúde está relacionada às práticas de atenção, promoção da saúde e prevenção de doenças. Ela se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador.

 

Conheça quais as principais atribuições de cada uma e saiba como entrar em contato.

 

Vigilância epidemiológica

Reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle dessas doenças específicas.

 

Vigilância Ambiental

Dedica-se às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações neste contexto têm privilegiado, por exemplo, o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças – especialmente insetos e roedores.

 

Vigilância Sanitária

Faz o controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos. Também fiscaliza serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais. Também inspeciona os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente. Na área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.