• Acessibilidade:
  • A-
  • A
  • A+

COORDENADORIA ESPECIAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Quem somos:

Somos uma Coordenadoria, vinculada ao gabinete do Prefeito, com status de Secretaria Municipal, composta por equipe interdisciplinar, que visa garantir os direitos humanos e promover uma política pública intersetorial sobre drogas.

Missão:Coordenar a política municipal sobre drogas, construindo ações intersetoriais e articulando redes de prevenção, cuidado e reinserção social para a promoção da atenção integral a usuários, familiares e rede social implicada.

Valores: Respeito à vida, à diversidade e aos direitos humanos, ética e responsabilidade compartilhada.

Diretrizes: Ampliação da oferta de serviços; Expansão e fortalecimento da Prevenção; Capacitação profissional; Reinserção social; Apoio integral aos usuários de álcool, crack e outras drogas e seus familiares; Rede de Intervenção Intersetorial; Segurança Cidadã.

A Política Municipal sobre Drogas de Fortaleza tem como princípio a garantia do respeito à dignidade humana, aos direitos humanos e ao cuidado em liberdade, fundamentados na luta por uma sociedade justa e igualitária. A Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) / Centro Integrado de Referência sobre Drogas (CIRD) vem desenvolvendo ações de forma a articular uma rede de cuidados, garantindo atenção integral e intersetorial aos usuários de álcool, crack e outras drogas, seus familiares e redes sociais, em conjunto com as diversas Secretarias Municipais (Saúde, Assistência Social, Trabalho e Combate à Fome, Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico, Educação, Cultura e Esporte e Lazer).
A rede de cuidados para os usuários de drogas e seus familiares compõe de uma Rede integrada, em todos os níveis de atenção, inclusive àqueles que oferecem acolhimento de caráter residencial temporário, seja por necessidades de saúde ou de vulnerabilidade social. No entanto, o cuidado integral está para além de vagas de acolhimento, perpassa os diferentes equipamentos, garantindo assim um atendimento intersetorial e interprofissional, com o envolvimento de diversos atores no contexto municipal. A intersetorialidade entre os serviços depende de muitos saberes e práticas para que o cuidado e a promoção em saúde ocorram de forma ampliada e continua.


Centro Integrado de Referência sobre Drogas (CIRD) – O CIRD é mais uma porta de entrada para os usuários e seus familiares. Atendimento de segunda a sexta-feira, 8h às 17h, na Av. Luciano Carneiro, 99 – Fátima. Possui equipe multidisciplinar e faz o encaminhamento para Rede de tratamento, de acordo com a necessidade do usuário.

 

EIXOS DE ATUAÇÃO

 

EIXO PREVENÇÃO

Projeto #Construindosonhos – Trilhando Habilidades

O que é o Projeto?
Consiste no desenvolvimento de ações de prevenção ao uso indevido de drogas por meio da aplicação de metodologias e instrumentos lúdicos que visam o fortalecimento de fatores de proteção e minimização dos fatores de riscos ao uso indevido de álcool, crack e outras drogas, voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens do município de Fortaleza.
Objetivo principal e específicos
Proporcionar ao público alvo um espaço de diálogo e reflexão acerca do tema uso indevido de drogas – fatores de risco, fatores de proteção e consequências, bem como das habilidades sociais relacionadas.
Público-alvo: são 4 (quatro) linhas de ações (estratégias):

1. Primeira infância, por meio de grupos de musicoterapia, com o objetivo de trabalhar o vínculo familiar;
2. Criança/adolescentes (7 até 14 anos), por meio de dinâmicas lúdicas, com o objetivo de trabalhar o vínculo familiar e escolar, além das habilidades sócio emocional;
3. Jovens (15 a 29 anos), por meio de arteterapia, com o objetivo de trabalhar o diálogo e a reflexão sobre drogas, quebra de crenças e tabus;
4. Adulto/Idoso (a partir de 30 anos), por meio de arteterapia, com o objetivo de trabalhar o elos de convivência comunitária e hábito para uma vida saudável.

O Ministério da Saúde incluiu em março/2017 (Portaria Nº849) novas práticas integrativas e complementares como abordagem de cuidado, como: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reike, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.

Projeto Prevenção em Família

Iniciativa: Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Estado do Ceará.

Aplicação: Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas) e Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS).

Público-alvo: direcionado para os pais e/ou responsáveis de crianças de 0 a 5 anos de idades como uma ferramenta de cuidado e prevenção às famílias.

O projeto é realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A cada semana, totalizando 07 (sete) oficinas, durante 01 (uma) hora são abordados temas como: políticas sobre drogas, mudanças de paradigmas, prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas, fatores de risco e de proteção, crenças normativas, habilidades de vida e sociais

Semana Municipal sobre Drogas

Realizada anualmente em junho, em alusão ao dia 26, Dia Internacional de Enfrentamento às Drogas.

Objetivo:construir um diálogo junto à rede intersetorial, atuando de forma itinerante, com foco na prevenção de álcool, crack e outras drogas, com informação, atividades recreativas, lúdicas, esportivas e culturais que promovam uma reflexão a cerca de uma cidade saudável e promotora da vida. O desenvolvimento das atividades trabalham aspectos sociais e intersetorialidade, dando ênfase às habilidades da vida, produção criativa, artística e cultural, buscando a realização coletiva e pessoal, explorando o potencial de cada participante, com o objetivo de engrandecer e assegurar a vida na sociedade.

Público-alvo: crianças, adolescentes, famílias, profissionais da Rede, População em situação de rua, população em geral.

 

EIXO CUIDADO

Com o objetivo de qualificar a atenção e o cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas, a Prefeitura de Fortaleza vêm implantando uma Rede Integral de Atenção aos usuários de álcool, crack e outras drogas e seus familiares, com qualificação e a estruturação dos seus pontos de atenção e cuidado, tais como os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) e as Unidades de Acolhimento (UA's) nas áreas da saúde e da assistência social, respectivamente, com a construção das sedes próprias para que visem assegurar uma boa infraestrutura nos espaços assistenciais, com o desenvolvimento de ações articuladas, ao mesmo tempo em que investe em estratégias fundamentais à garantia da qualidade da assistência prestada, tais como o fortalecimento dos processos de trabalho, de gestão do cuidado, com acompanhamento das equipes e monitoramento dos resultados.

Canal de Comunicação Gratuito (Ligue e Peça Ajuda): 0800.032.1472

 

EIXO REINSERÇÃO SOCIAL

Promoção da autonomia, projetos de vida, desenvolvimento de potencialidades e consolidação dos direitos de inclusão social.


Estratégias:
Apoio à capacitação e qualificação profissional;
Firmar parcerias público-privadas, visando a qualificação profissional de usuários egressos de tratamento para (re)inserção no mercado de trabalho;
Estabelecer parcerias com Instituições para o desenvolvimento de projetos de profissionalização e geração de emprego e renda;
Articulação de parcerias que favoreçam o associativismo/cooperativismo;
Contribuição para a melhoria econômico-financeira da população beneficiária;
Desenvolvimento de atividades com vistas ao incremento da economia e da cultura local.