Teste
Tag Map
Permite mapear uma imagem tornando a áreas clicáveis

As Unidades de Pronto Atendimento – UPAs – foram criadas para atender urgência e emergência 24h, concentrando os atendimentos de saúde de complexidade intermediária.
A UPA compõe uma rede organizada em conjunto com os postos de saúde, os hospitais e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192. O atendimento é feito de acordo com a prioridade de cada caso. Ao chegar em uma UPA o paciente passa por uma triagem e, de acordo com o fator de risco, recebe uma pulseira nas cores: azul, verde, amarela, laranja ou vermelha, indicando assim a gravidade de suas condições de saúde e permitindo a equipe da unidade programar o atendimento.
Veja exemplos de quando você deve procurar uma UPA 24h:
- febre alta, acima de 39ºC
- fraturas e cortes com pouco sangramento
- infarto e derrame
- queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura
- cólicas renais
- falta de ar intensa
- crises convulsivas
- dores fortes no peito
- vômito constante
Fortaleza conta com 12 UPAs, seis delas sob a administração do município. Clique aqui e conheça o endereço das UPAs com gestão da Prefeitura de Fortaleza.
Os Centros Especializados de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH) foram criados para garantir o atendimento de atenção especializada para os pacientes hipertensos e diabéticos de alto e muito alto risco, estratificados na Atenção Primária à Saúde, disponibilizando atendimentos em endocrinologia, cardiologia, oftalmologia, enfermagem, nutrição, entre outros, de acordo com a necessidade dos pacientes. Os CEADHs contam com ambulatório de estomaterapia, visando atender aos diabéticos de alto e muito alto risco cardiovascular, com pé diabético, cuja complexidade não poderá ser resolvida na Atenção Primária.
Essa iniciativa tem como propósito vincular as equipes e Unidades de Atenção Primária á Saúde (UAPS) aos Centros de Referência; melhorar a resposta terapêutica dos hipertensos e diabéticos, com consequente redução da morbidade e mortalidade por essas doenças; promover a acessibilidade destes pacientes à atenção secundária; reduzir a internação hospitalar por pé diabético, ao propiciar à população, com essa patologia, tratamento especializado nos CEADHs; proporcionar uma maior interação entre os profissionais da atenção primária e secundária e reduzir a internação e mortalidade dos pacientes hipertensos e diabéticos de alto e muito alto risco.
Confira aqui onde encontrar um CEADH
Conheça aqui o fluxo de atendimento do Pé Diabético
Os Postos de Saúde são a porta de entrada no Sistema Único de Saúde. Eles contam com equipes de médicos, enfermeiros, dentistas e vários outros profissionais capacitados para acompanhar a saúde da população da região mais próxima, com ações preventivas, e de cuidados no dia a dia, dando mais qualidade de vida às pessoas.
Os postos fazem o atendimento dos problemas de saúde mais comuns, que não apresentam gravidade como:
- dor de cabeça leve
- febre
- dor nas costas ou na coluna
- presença de caroço ou dor no olho
- dor no ouvido
- alergia
- coceira
- diarreia
- náusea
- vômito
- asma
- angústia/nervosismo
Você também deve procurar o posto para manter sua saúde em dia. Nele você pode:
- tomar vacina
- medir pressão arterial e tratar a hipertensão
- medir o nível de glicemia e tratar o diabetes
- realizar prevenção ginecológica
- fazer atendimento odontológico
- realizar o pré-natal
- fazer o acompanhamento da saúde do bebê
Os postos contam também com apoio dos agentes comunitários de saúde, que visitam as residências e ajudam a unidade a mapear pessoas que precisam de maior atenção como as gestantes, crianças, idosos, pacientes com hipertensão ou diabetes, pessoas com tuberculose ou doenças infecciosas, bem como pacientes acamados.
São 113 postos com funcionamento de 7 da manhã às 7 da noite.
Clique aqui e encontre a unidade mais próxima de você.