O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 – funciona 24h por meio de orientações e envio de unidades móveis com equipe capacitada para socorrer vítimas após alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte.
Você deve acionar o Samu somente em situações graves de urgências, sejam elas de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica ou psiquiátrica.
Quando ligar para o telefone 192 você estará acessando uma central de regulação que conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone.
É importante saber que quem liga para o Samu deverá responder a todas as perguntas feitas pelo profissional atendente e deverá estar próximo à vítima para repassar as informações solicitadas pelo médico. Estas informações terão importância para a definição do tipo de socorro que será enviado.
Não passe trotes ou chame o Samu para casos leves, em que o deslocamento por carro ou outro veículo poderá ser realizado sem risco de complicação da situação de saúde do paciente. Lembre-se, enquanto uma equipe está sendo utilizada para esse tipo de chamado, uma ambulância está deixando de atender vítimas graves e que podem ir a óbito.
Acione o Samu em casos de:
- acidentes viários e atropelamentos
- choques elétricos
- queimaduras
- quedas
- afogamento
- ferimentos por arma branca ou arma de fogo
- convulsões
- desmaios
- trabalho de parto que traga risco para a mãe ou o bebê
- dores intensas no peito ou na cabeça