Dezembro é o mês alusivo da Luta Contra a Aids. O tema esse ano “Aids – vencendo preconceito e ampliando a assistência” tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento oportuno contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Durante todo mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificará as ações de prevenção ao HIV/Aids, através do 113 postos de saúde, com apresentações de vídeos, palestras e a busca ativa para realização do teste rápido no território. Ações de sensibilização em praças e órgãos públicos também serão realizadas durante todo mês.
Fortaleza dispõe de uma rede que possibilita o diagnóstico oportuno de HIV/Aids, com oferta de testes nos postos de saúde e nos serviços ambulatoriais especializados, além do Centro de Testagem e Aconselhamento. O atendimento envolve ainda o aconselhamento pós-teste, onde o profissional tira dúvidas sobre o resultado e faz os devidos encaminhamentos para os casos diagnosticados reagentes.
Durante o ano de 2019, foram realizados aproximadamente 50 mil testes rápidos e distribuídos cerca de 12 milhões de preservativos na capital cearense. Na rede municipal são atendidas 7.180 pessoas vivendo com HIV/Aids, por meio dos Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE).
Confira programação:
- - Fórum Temático de HIV/AIDS - Dia 18/12/2019, na Escola de Saúde Pública - Horário: 8h às 12h
Materiais informativos:
- - Vídeo - O coordenador da Área técnica de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, Marcos Paiva, esclarece dúvidas quanto ao HIV e Aids além das formas de transmissão.
Serviços da Rede Municipal:
- Serviço de Atendimento Especializado para pessoas vivendo com HIV/AIDS
- Postos de Saúde para realizar o teste