• Acessibilidade:
  • A-
  • A
  • A+

 

      As Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs – são causadas por vírus, bactéria ou outros microrganismos. A transmissão se dá, principalmente, por meio do contato sexual com uma pessoa que esteja infectada, por isso a melhor forma de prevenção é o uso da camisinha. A transmissão de uma IST pode acontecer também entre a gestante e o bebê. O tratamento melhora a qualidade de vida das pessoas infectadas e também interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

A Prefeitura de Fortaleza utiliza diversas estratégias para diminuir o risco de transmissão dessas infecções, mas você é o elo mais forte dessa cadeia de cuidado, ao praticar relações sexuais de forma segura com o uso de preservativos que são distribuídos gratuitamente em nossas unidades de saúde.

Importante conhecer sua situação sorológica, sendo o teste rápido ofertado gratuitamente pelo SUS, uma das estratégias para a detecção precoce para algumas IST, dentre elas HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Testes rápidos são aqueles cuja execução, leitura e interpretação dos resultados são feitas em, no máximo, 30 minutos, de fácil execução e está disponível em diversos pontos da rede de saúde de Fortaleza.

Fique Sabendo Jovem

Testes rápidos

- Serviços Ambulatoriais Especializados em HIV/AIDS